Técnica estimula novos hábitos alimentares
O trabalho com a horta escolar pretende caminhar com a formação dos multiplicadores, com palestras, oficinas, acompanhamento e práticas dentro das escolas visando o caráter pedagógico e a mudança de hábitos ambiental e alimentar. “Através do projeto realizamos também palestras sobre aproveitamento de cascas de alimentos, cursos de plantas medicinais, aproveitamento de produtos caseiros, detergente, amaciante, desinfetante, entre outros”, disse Luiza Aparecida.
Luiza enfatizou a participação dos alunos no processo de plantio, adubação e colheita da horta. A utilização dos alimentos colhidos na merenda ajuda no ensino sobre o ambiente e a alimentação saudável. “Como participam de todo o processo de implantação da horta, que não utiliza agrotóxico, os alunos aprendem sobre alimentação saudável”, conclui.
Em nossa escola já existia uma horta, mas não sabíamos como manejá-la de maneira correta. Foi então, que tivemos a ideia de criar projetos que contemplasse atividades pedagógicas ligadas ao plantio e cultivo. Em nosso Projeto do Meio Ambiente - Praia Grande em Busca da Sustentabilidade, esta questão foi bem trabalhada com as turmas, onde durante a execução do projeto, os alunos tinham um horário diário destinado ao trabalho na horta (rega, limpeza, etc.), foi quando solicitamos apoio para aprendermos a lidar de maneira correta com a horta.
No dia 12 de agosto a equipe do Semeando Educação chegou para nos auxiliar, nos esclarecendo sobre a separação dos canteiros (um de temperos, um medicinal, etc.). Foi uma ajuda bastante valiosa. Está sendo maravilhoso acompanhar o desenvolvimento das mudinhas plantadas.
Melhorias na horta foi um dos pontos mencionados em nosso Projeto Político Pedagógico de demandavam atenção, podemos dizer que agora esse é um dos pontos positivos da escola: uma horta bastante funcional, em breve estaremos colhendo...
0 comentários:
Postar um comentário