quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Horta na Escola...


Utilizar a horta como um laboratório vivo, através do qual os professores trabalham os conteúdos curriculares de forma dinâmica, criativa e interdisciplinar. Esse é o prpósito do projeto Semeando Educação, que começou em março nas escolas da rede municipal de educação, numa iniciativa que une as secretarias de Educação e de Ambiente e Agronegócios. Na visita às escolas, a equipe do projeto envolve as áreas curricular, nutricional e ambiental, ou seja, a própria horta. O projeto atende atualmente 10 unidades de ensino entre, escolas, o Centro Municipal de Educação Infantil e a Casa da Criança, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Coordenadora do projeto, Edilene Araújo diz que os alunos aprendem com prazer, unindo teoria e prática.
Em uma segunda etapa, o objetivo é fazer com que a participação dos pais seja mais ativa, e que os interessados implantem hortas em casa, promovendo uma reeducação alimentar e ambiental. “Os alunos que se mostrarem aptos e verdadeiramente interessados receberão um kit contendo sementes, ancinho, pá, carrinho de mão, para implantarem uma horta em casa tendo o pai como orientador, porém a equipe do projeto continuará dando suporte a estas famílias”, informou Edilene.
Também coordenadora, Luiza Aparecida Santos diz que o projeto tornou as aulas mais prazerosas até para a educação infantil, pois as professoras trabalham a importância da alimentação saudável, as formas geométricas, os nomes das hortaliças, músicas, teatro, as partes das plantas, as cores dos canteiros e o respeito ao meio ambiente. Os professores do ensino fundamental trabalham diversos conteúdos dentre eles, medidas utilizando os canteiros como material concreto. Eles realizam ainda pesquisas com nutrientes encontrados em cada hortaliça, abordando a importância do consumo de cada uma, inclusive de alimentos que não são consumidos habitualmente pelos alunos.

Técnica estimula novos hábitos alimentares

O trabalho com a horta escolar pretende caminhar com a formação dos multiplicadores, com palestras, oficinas, acompanhamento e práticas dentro das escolas visando o caráter pedagógico e a mudança de hábitos ambiental e alimentar. “Através do projeto realizamos também palestras sobre aproveitamento de cascas de alimentos, cursos de plantas medicinais, aproveitamento de produtos caseiros, detergente, amaciante, desinfetante, entre outros”, disse Luiza Aparecida.

Luiza enfatizou a participação dos alunos no processo de plantio, adubação e colheita da horta. A utilização dos alimentos colhidos na merenda ajuda no ensino sobre o ambiente e a alimentação saudável. “Como participam de todo o processo de implantação da horta, que não utiliza agrotóxico, os alunos aprendem sobre alimentação saudável”, conclui.


Em nossa escola já existia uma horta, mas não sabíamos como manejá-la de maneira correta. Foi então, que tivemos a ideia de criar projetos que contemplasse atividades pedagógicas ligadas ao plantio e cultivo. Em nosso Projeto do Meio Ambiente - Praia Grande em Busca da Sustentabilidade, esta questão foi bem trabalhada com as turmas, onde durante a execução do projeto, os alunos tinham um horário diário destinado ao trabalho na horta (rega, limpeza, etc.), foi quando solicitamos apoio para aprendermos a lidar de maneira correta com a horta.

No dia 12 de agosto a equipe do Semeando Educação chegou para nos auxiliar, nos esclarecendo sobre a separação dos canteiros (um de temperos, um medicinal, etc.). Foi uma ajuda bastante valiosa. Está sendo maravilhoso acompanhar o desenvolvimento das mudinhas plantadas.








Melhorias na horta foi um dos pontos mencionados em nosso Projeto Político Pedagógico de demandavam atenção, podemos dizer que agora esse é um dos pontos positivos da escola: uma horta bastante funcional, em breve estaremos colhendo...


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