sábado, 4 de junho de 2011

Dia do Desafio - 2011

O Dia do Desafio é realizado mundialmente na última quarta-feira do mês de maio. O evento  é uma competição entre as maiores cidades do redor do mundo inscritas na ideia. A proposta é se exercitar por, pelo menos, 15 minutos. Qualquer atividade física é válida, desde subir uma escada a caminhar para o trabalho. A cidade que registrar o maior número de participantes é declarada campeã.

História do Dia do Desafio
 
No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15h - quando a noite já pairava sobre as ruas - as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Porém, o inverno de temperaturas baixíssimas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no hemisfério norte. 

Como participar?
 
O Dia do Desafio tem como único objetivo de estimular as pessoas a praticarem 15 minutos consecutivos de atividades físicas, na condição de melhorar sua saúde e a qualidade de vida de seus participantes.

Você poderá fazer esta atividade física sozinho(a) ou com mais pessoas, ou poderá organizar um grupo de amigos, convocar os integrantes da comunidade, juntar os alunos da escola para uma caminhada, andar de bicicleta, ginástica (na empresa, na escola, em clubes), dançar, formar um jogo de futebol, de vôlei, de peteca, bete-ombro, qualquer atividade física está valendo, desde que seja praticada por no mínimo 15 minutos.
 Fonte: http://www.morretes.com.br/turismo/dia_desafio2.htm

Mangaratiba vence o Dia do Desafio contra cidade mexicana

O esforço de toda a cidade de Mangaratiba durante o Dia do Desfio foi recompensada. Mangaratiba venceu a “competição” diante da cidade La Concórdia, do México, onde foi registrada a adesão de 41% (15.130 participantes) da população, contra pouco mais de 1% da concorrente mexicana (800 participantes). Este foi o sexto título da cidade em oito anos de participação. Para alcançar o resultado, a Prefeitura de Mangaratiba contou com os esforços das secretarias de Educação, Ação Social e Esportes. O evento ocorreu em diversos países. Nas cidades brasileiras, o evento foi realizado no dia (25).
Em Mangaratiba, por exemplo, tiveram atividades de capoeira, jazz, caminhada, bambolê, alongamento, balé, mini-tênis, dança, pula-pula, jui-jitsu, judô, ginástica entre outras modalidades com os pedestres, moradores e comerciantes de Mangaratiba, em que era necessário se exercitar ao menos durante 15 minutos. Todos os distritos e ilhas da cidade participaram. “A cada ano conseguimos aumentar à adesão ao Dia do Desafio. Ao final, todos são vencedores com a prática de exercícios físicos. A população e as secretarias mobilizadas para o evento estão de parabéns pela iniciativa”, destacou o coordenador de Esportes Educacionais da Diretoria de Projetos, da Secretaria de Educação, Daniel Corrêa.

Fonte: http://www.jornalatual.com.br/noticia.asp?id=6472

Em nossa escola não foi diferente, todos aderiram e participaram das atividades propostas no Dia do Desafio - Você se mexe e o mundo mexe junto.










































0 comentários:

Postar um comentário